terça-feira, maio 01, 2007

rascunhos sobre o velho

é... e o velho continua andando pelas sombras e sobras. escondendo suas rugas e desencantos. procurando não deixar escapar de si que ele sente, como que tatuado em sua testa, suas rugas e desencantos. anda confundindo, em sua solidão, saudade e alívio daquilo que já passou, daqueles que passaram por ele. e não crê mais nos sonhos. aliás, já não há mais espaço para as ilusões de outrora. se sente como um vendedor de si mesmo, e crê que oferece mais do que recebe. na verdade ele não consegue mais sentir prazer, a não ser quando tenha algo para oferecer. hoje em dia já não tem mais nada para oferecer, mas ainda não sabe disso. o velho anda pensando sobre suas conquistas, seu trabalho, sua falecida esposa, suas amantes, sua vida. e mais, se questionando se ele chegou a escolher tudo isso, ou simplesmente aceitou as escolhas alheias. e discute com seus botões sobre seu caráter: "somos sinceros ou hipócritas?". ele mal sabe que as situações de sua vida foram sempre assim, conflitos de interesses díspares que aceitavam múltiplas negociações e interpretações. o velho não percebeu em suas reflexões que, durante esses conflitos, sempre preferia se calar.
...

9 comentários:

mauro F disse...

Cara...

o velho foi lá no Rawl.
Acho que ele quer sair das ruas escuras.
Ele quer... take a walk on the wild side.
E esse lado que existe em nós mesmos.

. disse...

Eu acho que esse papo só pertence a vc e ao Mauro, então vou me abster de fazer comentários... vê se posta algo mais inteligivel para nós seres mortais com esse velho. As rugas na cara dele são somente denuncias dos anos vivido, nós por mais que tantamos ainda não podemos nos comparar a ele. Podemos até ter vivido coisa piores em nossa curta vida do que ele. Mas as ele carrega nas costas o tempo e é ele que deixa as marcas visiveis.

beijo no gordo

Lilian disse...

Pq q td mundo tá escrevendo sobre velhos?! É uma epidemia de senilidade?? Eu sou jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda!! E só amanhã velha serei, velha serei, velha serei! A menos q o coração, q o coração (não sei a palavra), a juventude q nunca morrerá!!!

lévia disse...

o velho poderia sair da sombra..e também deixar escapar o que ele sente!..mesmo porque há tanto espaço para ilusões! e é tão difícil perceber quando as escolhas são alheias!....só depois que elas passam! meu outro velho preferido....

BJO gordo!

lévia disse...

quanto mais vc sabe quem é vc menos vc liga por que os outros dizem...mesmo que vc afunde um tiquim só no umbigo!...ele pode ser quentinho!

marthacomth disse...

Não sei muito sobre os papos que pertencem a vc e ao Mauro - aliás, nem sei quem é Mauro!!
Mas acho que talvez muita gente tenha esse velho dentro de si. Talvez seja um velho míope de tanto achar que a realidade é entendível. Ou um velho arrogante com a própria experiência, por achar que o que ele viveu é suficiente pra entender o que ainda está por viver - ou as coisas pelas quais ele ainda vai morrer, nem que seja uma morte aos pouquinhos.
Eu tenho um velho desses aí. E nem sei se um dia ele aprende e toma jeito =)

Anônimo disse...

Outro dia mesmo tava num buteco com meu pai e uns poucos amigos meus. Já meio altos, começamos a nos empolgar com essas coisas de mudanças. Meu pai, cara que nem é muito de não-mudança, disse que aquilo tudo que a gente tava dizendo já tinha sido dito e redito por muita gente que ele escutou. Vieram águas pros meus olhos e eu pensei, entre um turbilhão de outras coisas, que inclusive ele já devia ter dito aquilo, diversas vezes. Afinal, eu mesma já havia...

Tudo velho de novo.

mauro F disse...

Vc não me mandou o texto!
Poooooooooooxa!

Helena disse...

Quando olho a foto de um amigo, penso: Eis a futura foto de um antepassado. Quando olho minha foto, constato que, à revelia do tempo, eu também sou um antepassado. Oh, Deus, eu sou o pretérito do futuro!
Somos o passado que está por vir...

Beijo
Helena