quinta-feira, fevereiro 07, 2008

uma chuva de granito ou a desconfiança do conceito de progresso.

ontem choveu demais! muito. mas muito! como há tempos eu não via chover. choveu até minúsculas pedrinhas d'água. coisa que eu não via desde pequeno. e de pequeno eu ouvia as pessoas sérias falarem sobre chuva de granito. que o granito tinha feito muitos estragos, que o granito isso, que o granito aquilo. até na televisão falavam sobre a chuva de granito, mas ela só me mostrava gelo, e granito, que era bom, nada. eu até pensei, em um pequeno espaço de tempo, que o granito se formava no céu e caía aí, de graça, para as pessoas usufruírem. e pensando bem, porque diabos aquele tanto de pessoas sérias, que queriam consumir os produtos da felicidade anunciados na tv, aqueles que limpavam as pias de granito da cozinha e dos banheiros, achavam ruim chover granito? olha que bom! chove granito e as pessoas não precisariam nem comprar... era só modelar as peças, juntando-as, mandar cortar, polir e suas lindas pias estariam prontas! era o que eu pensava. mas as pessoas sérias preferiam seus carros às pias de granito, eu acho. infelizmente, mais tarde, descobri que a chuva de granito era na verdade de granizo. e que o granito vinha de empresas controladas por pessoas sérias que exploravam as redondezas das montanhas mundo afora. ontem, na avenida silva lobo, o que caía era granizo. ainda bem. mas isso ainda me frustra.

9 comentários:

lévia disse...

quando "kiança! eu sempre pegava chva de granito...achava o máximo e tb achava que era granito!!.....até o dia em que fikei tentando catar as supostas pedrinhas de granito e vi que eram gelo!....

bjo no gordo!

Ana Nogueira Fernandes disse...

eu nunca vi granizo, mas tem pedras de granito na minha cozinha.

Alexei Fausto disse...

É uma das grandes descobertas da infância.

O dia em que o granito se transforma em granizo.

Unknown disse...

Isso que você escreveu é fantástico!

E agora está chovendo granito! Na minha cabeça, porra!
Eu voltei!

Adri disse...

Doce. Como tu.

Buenas, quando eu era pequena e chovia muito... aquelas tempestades de raios e trovoadas, as pessoas serias diziam:" Ihhh, papai do ceu estah bravo, o que sera que tu fizestes pra ele". Cada vez que chovia eu imaginava que "papai do ceu" tinha feito chover, por alguma coisa ruim que eu tivera cometido. Hoje em dia, eu morro de medo de chuva, raios e tempestade... eh meu maior medo, assim como o medo do mar. Hoje eu entendo que o "papai do ceu" talvez nem exista e que nao chove por minha causa, mas, assim como tu, continuo frustrada. Isso quem disse foi gente seria, como ousara eu nao acreditar em gente seria??? Poise, pobres criancas. Essa gente seria me impediu de ter na lembranca a diversao de um banho de chuva.

Beijo beijo
Adri

mauro F disse...

Sei que ando sumido, é foda.
Mas é.

Dá uma olhada no que eu escrevi por último... está no fim da página.
Foi pensando um pouco em você, no que vc me deu pra ler e no que a gente já conversou um pouquinho.

Abrá!

Anônimo disse...

Teve uma chuva de um tempo atrás que causou altos rombos em carros. Acho que aqueles granizos tinham muito de granito.

lévia disse...

quando vc aparecer por aqui

http://tocomfadiga.blogspot.com/2008/04/initimada-dizer-coisas-que-ama.html

marthacomth disse...

nossa, eu só percebi a associação granito/granizo do seu texto quando vc disse que descobriu que "a chuva era de granizo".
duas hipóteses me vêm à mente:
ou eu fui, provavelmente, a única criança que não associava uma coisa e outra (e por isso não percebi enquanto lia),
ou eu sempre associei e isso estava tão naturalizado que o fato de existir uma diferença de letras sequer me veio a mente.

p.s.: troquei de blog, beibe!

bisous