quinta-feira, março 29, 2007

pessimando liberdades

foi bonito diferente e inspirador. depois de tanto esperar e de tanto 'pessimar' a vida, 'pessimo-a' de forma utópica. utopismo pessimista. talvez. gosto de estar perto de idéias. e há pessoas que são simplesmente idéias. hoje estive cercado dessas idéias. maravilhosas, inovadoras, esperançosas, criadoras. a dramatização das idéias em cenas de teatro modificou-me. os mortos nada esperam de nós. nada. mas muitos de nós esperamos algo deles. respostas. respostas que eles não podem dar. talvez possamos dar a eles algo. não seria bem respostas. algo como a ressuscitação de possibilidades que não se realizaram. algo como uma (re)inflexão desses compossíveis não-realizados na atual realidade. realizando, assim, compossíveis não-realizáveis, que se consumarão em possibilidades de trabalho para novas idéias que ainda nascerão. catástrofe? pessimismo crítico. utópico? espaço e tempo.


as idéias podem arrancar centelhas de esperanças soterradas nas ruínas da tradição do conformismo que beneficiou a (ir)racionalidade da barbárie.


"tá difícil? Descartes."

6 comentários:

mauro F disse...

Além de "bom-môço", boa praça e bom-coração, você é uma idéia muito boa!
Uma dessas que, ambulantes, ficam rodeando a gente até acontecer o ato da deflora, a concepção. O nascimento das palavras, dos sons, das cores.

Hoje tive a sensação de que por mais que fujamos disso aí de cima, algo vai acontecer. Como numa chuva de molhar bobo, de repente estaremos submersos em nós mesmos.

Te Carlos, Barrão.

Um grande beijo à aniversariante de hoje, a quem devo eterna gratidão.

Anônimo disse...

pessoas sao ideias....

é verdade eheh

mas eu n sei q ideia eu mesma sou...seria isso algo normal? :)

Anônimo disse...

como disse a lindíssima Fiona Apple, "o mundo é uma droga". e é mesmo. só que a gente faz o que pode. idéias, elas tornam as coisas mais amenas. doces "masturbações mentais", como você diz. e, se encontramos pessoas que compartilham conosco dessas "punhetinhas mentais", está preparado o ópio.

mauro F disse...

Idéias também são fósforos

Anônimo disse...

Pessoas são idéias e idéias são fósforos. Sensacional.

Helena disse...

Cheguei ao seu blog ao acaso pelo goole eu procurava o aforismo que diz "é preciso mudar para se permanecer o mesmo", e eis que me deparo com textos que me fizeram pnesar: "como nao fui eu que fiz?"
Adorei lê-los.
Parabéns!
(helenaantoun@gmail.com)